Departamento da Infância

Atividades da Infância

Pedrinho e o Lobo! Veja as fotos da encenação da peça que a Infância Espírita fez na quarta-feira, 18/09. 

























Confira as fotos das aulas do dia 29/05
 



Filme com pipoca anima a aula da criançada!


Dentre as atividades da Infância Espírita está a Sessão Pipoca para os pequenos avaliarem o que se fala sobre Espiritualidade nos filmes. Veja o que diz Roseli Régis, diretora do departamento:

    "Como sequência do trabalho do ano tivemos a “sessão pipoca”, com o filme O Preço do Amanhã, dia 06/04.
    O intuito é fazer uma atividade de estudo e integração para as crianças acima de 11 anos. Através do filme, reforçamos nossa discussão do semestre que tem como eixo “o uso e o abuso”. Como o primeiro tema abordado foi “dinheiro”, escolhemos esse filme para adensar a discussão, já que ele coloca, de forma bem interessante, o tempo como moeda de troca e nos faz pensar na desigualdade da distribuição de riquezas sob outra perspectiva. Agora, já partimos para o segundo tema que é “substâncias químicas”, por meio do qual abordaremos a questão das drogas".

Roseli também falou sobre a importância para as crianças participarem de uma atividade Espírita e como o apoio dos pais é fundamental:


    "Estamos bastante felizes porque a turma de 6 a 8 anos aumentou, tornando o ambiente muito mais vivo e alegre. O temário para esta turminha caminha próximo ao eixo central que estamos desenvolvendo com as demais turmas, porém o foco recai nos cuidados com o corpo e com a alma e nos valores de amor e cooperação, com uma abordagem mais simples, mais adequada à faixa etária. 

    Nossa grande campanha de conscientização junto aos pais tem caminhado no sentido da assiduidade, porque percebemos que a oscilação na frequência prejudica muito a sequência e, portanto, compreensão dos assuntos.

    A Infância pode sim fazer uma enorme diferença na educação das crianças à medida que abre importante espaço para o trabalho com o conhecimento e precioso tempo para a reflexão (tão escasso nos dias de hoje!), elementos indispensáveis para dar direção ao fluxo de informações com o qual somos bombardeados diariamente e sentido às experiências vivenciadas no cotidiano. 

    Na Infância Espírita, tudo isso é conquistado a partir de uma visão de mundo transformadora como a do Espiritismo. Mas este trabalho só se torna realmente possível se for levado a sério pela família, como um verdadeiro compromisso. A convicção na importância de participar desse processo deve começar, sem dúvida, pelos pais. 

    Os ganhos para a vida são inumeráveis. Instigada a ler, escrever, pensar, elaborar, refletir e expor seus pensamentos, a criança que conta com a Infância Espírita no seu processo de socialização modifica sua visão e sua posição diante do mundo. Destacar-se positivamente na escola, ou em qualquer outro lugar, é uma mera consequência; simplesmente porque esta criança ou jovenzinho terá realmente algo de diferente a dizer e a mostrar, escapando da armadilha (tão cultuada na contemporaneidade!) das opiniões imediatistas e vazias que só contribuem para manter as coisas como estão."


Traga seus filhos para a Infância Espírita! Ainda dá tempo!!





Volta às aulas na Infância Espírita!

O retorno das atividades da Infância aconteceu no dia 27/02 às 20h. 

Os pequenos começaram 2013 já animadíssimos!! A diretora de Infância, Roseli Régis, explica o porquê das fantasias logo no primeiro dia e já adianta o que vem aí para o primeiro semestre.

"A ideia da atividade partiu de uma animação que consta no Youtube chamada Dia e Noite. De uma forma singela e muito graciosa, são trabalhadas questões importantes como o respeito às diferenças, a valorização das qualidades de cada um e a interdependência entre os seres. O que começa em preconceito, competição, medo e rejeição, termina em valorização, admiração e respeito, quando cada um se dá a conhecer. No caso das fantasias, que tiveram o intuito de mobilizar as crianças para a mensagem que se queria transmitir, eu representava a Noite, o Cavour o Dia e a Ju o encontro entre os dois, o equilíbrio, a demonstração de que todos somos importantes e precisamos uns dos outros. O vídeo termina com quase uma fusão entre dia e noite por meio do nascer e do por do sol.
Esta atividade teve por intenção, além do acolhimento em função do retorno das férias, introduzir a temática do semestre que girará em torno do par de oposição Uso X Abuso. Tentaremos provocar uma reflexão aprofundada sobre nossas escolhas e atitudes diante dos inúmeros apelos que estão postos na sociedade contemporânea e que nos desafiam, dia a dia, a buscar os limites que podem nos colocar em equilíbrio na trajetória evolutiva. O eixo Uso/Abuso perpassará as discussões provocadas pelos seguintes assuntos: Dinheiro, Substâncias Químicas, Sexo e Tecnologias. O ponto de vista Espírita entrará nas discussões sobretudo a partir das reflexões que Kardec e os espíritos promovem sobre o Necessário e o Supérfluo (Lei de Conservação), no Livro dos Espíritos. Na verdade várias Leis Morais serão abordadas para subsidiar o desenvolvimento do temário."                            




















Direção: Roseli Regis dos Reis 




A Infância Espírita funciona às quartas-feiras,das 20h às 21h e atende crianças de 4 a 14 anos.
Traga seus filhos para participarem, enquanto você assiste à palestra pública, no mesmo horário.
Ao final, a família pode receber a emissão energética junta!

O objetivo central da Infância Espírita é o estudo da Doutrina de Allan Kardec, por meio de linguagem e metodologia apropriadas a cada faixa etária.

Em 2013, o retorno das atividades será em 27/02. Traga as crianças para participarem!



Saiba quais são as competências do Diretor da Infância Espírita:

a) Definir, junto com o diretor de estudos, o programa de estudos da infância.
b) Coordenar as atividades, conforme diretrizes básicas definidas pela Diretoria Executiva.
c) Representar a infância em todos os eventos cabíveis.